Obtendo as mudas

Adquirindo as mudas

 
  Na hora de iniciarmos um plantio, podemos pensar em duas maneiras de obter as mudas:
- Comprar em alguma casa de floricultura, feiras, etc.
 - Produzir as próprias mudas.

  Se você escolheu em produzir suas mudas, que é o mais sensato, terá de comprar as sementes que são vendidas naqueles pequenos envelopes com o preço máximo de R$ 1,00. Uma embalagem de semente de alface contém mais de trezentas sementes, tendo um aproveitamento de 80% das sementes, ou seja, terá 80% das sementes germinadas. Sendo que uma pequena muda de alface está em torno de R$ 0,20 se comprada nas lojas especializadas. Portanto vamos trabalhar com as sementes.

  Na hora de comprar devemos estar atentos na data em que o produto foi embalado, comprar as sementes mais novas possível, com pelo menos um ano de embalada, apesar do fabricante dar dois anos de prazo de validade, sementes com mais de um ano geralmente não germinam, porque entram em estado de dormência e para quebrar esta dormência teremos de usar processos como: escarificação, choque térmico, etc... para que elas acordem e possam germinar, mas isso é outro assunto que trataremos em outro tópico.

Vamos à prática;

  Podemos utilizar várias formas para produzir as mudas, eu prefiro os copinhos plásticos porque é muito fácil na hora de "desenformar" as mudinhas.
Faça pequenos furos no fundo do copo para drenar a água, utilizei um ferro de solda para fazer os furos.
 
 
Colocar terra deixando 1 CM da borda.
Colocar de duas a três sementes em cada copinho e completar com terra.

  Regar imediatamente após a semeadura, regar com regador de crivo fino duas vezes por dia e se for em dia muito quente regar três vezes por dia. Quando a terra começar a querer secar é sinal que precisa de água. Não deixar que peguem muito sol nem muita chuva, o ideal é coloca-las debaixo de um abrigo como o beiral do telhado por exemplo e que peguem apenas o sol das primeiras horas do dia. Na hora do transplante, depois de 20 a 25 dias da semeadura ou quando a planta estiver com 4 folhas definitivas, deve-se cortar as mudinhas mais fracas, NUNCA puxar para não ofender as raízes da plantinha mais forte, coloque a palma da mão em cima do copinho com o pequeno caule da muda entre os dedos e vire para baixo apertando delicadamente e assim removendo o copinho e plantar em local definitivo.

Fazer o transplate logo nas primeiras horas do dia ou no final da tarde de preferência.

Muda de mostarda e tomate, respectivamente, pronta para o transplante.




Exemplo de sementeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário